-
Arquitetos: Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados
- Área: 429 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:André Nazareth
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na residência PM, a ideia principal foi criar uma grande rampa ajardinada desde o terreno até a cobertura do segundo pavimento. A intenção foi abrigar a arquitetura e devolver ao terreno a mesma superfície verde natural que existia ali, potencializando o imóvel e o entorno. Ao observar a casa, a impressão que fica é que uma parte do jardim foi rasgada do solo e elevada. É como se a casa mimetizasse a natureza com sua extensa rampa ajardinada. Além de conferir beleza ao conjunto, a construção traz economia energética, conforto ambiental e mais, com o passar do tempo, as plantas da cobertura transbordarão criando uma cortina que fará o edifício ser abraçado pelo verde.
O grande desafio de projeto foi criar a estrutura de cobertura caminhável, onde o objetivo foi criar essa rampa que se eleva do solo e se apoia no segundo pavimento perpendicular ao pilotis resultante desta elevação, sem nenhum pilar. Para tal foi projetada uma treliça metálica triangular que está aparente internamente e que por fora é coberta por um sistema de brises verticais em madeira. A planta se desenvolve em “L” no térreo e em dois pavimentos. No térreo estão distribuídas todas as opções de lazer com sala de tv, música, jogos, cozinha gourmet e adega, além de um grande gramado que serve para prática de esportes e uma área protegida para relaxamento com redário e um braseiro com bancos ao redor.
No pavimento superior, as áreas íntimas com duas suítes e uma sala de descanso. Na cobertura caminhável está o ponto mais importante da edificação, o solarium, onde se pode relaxar ao contemplar a vista e o pôr do sol. Para os interiores, uma paleta cromática discreta e mobiliário funcional e despojado, com peças assinados por designers nacionais